Impressões semanais: Beastars #1 e 2

Com um começo bastante intrigante e interessante Beastars vem se mostrando nesses dois episódios um anime com excelente execução técnica e um roteiro de se invejar. A obra por sua vez já é conhecida e premiada em seu material original (sendo esse manga) logo já havia uma expectativa sobre o desempenho do anime, no entanto quando foi anunciado que a obra se tratava de uma animação 3D admito ter me desmotivado um pouco, normalmente não sou adepto de assistir obras com esse tipo de animação, mas para a nossa felicidade e deleite visual a obra caiu nas mãos do estúdio Orange sendo esse um estúdio focado em animação exclusivamente 3D que já possui trabalhos excelentes no mercado como é o caso de houseki no kuni. Logo apesar de uma animação 3D se esperava algo de qualidade desde o principio e não foi diferente o anime é incrivelmente bem produzido em todos os aspectos sejam esses a direção a animação e até mesmo a roteirização e adaptação do material original para a mídia de anime. Feito essa introdução vamos aos meus comentários sobre os dois primeiros episódios.

Pra quem caiu de paraquedas nesse post e não sabe do que se trata, Beastas se ambiente em um universo onde animais antropomorfizados sejam eles herbívoros e carnívoros vivem juntos em uma mesma sociedade, nesse contexto o anime-nos mostra a vida de Legoshi um lobo cinzento tentando entrar no mundo do teatro.

O primeiro episódio já abre com uma cena de perseguição de respeito onde um herbívoro está obviamente fugindo de um perseguidor carnívoro, nessa cena o anime já mostra toda a sua imponência visual explorando bem o leque de possibilidades que a animação 3D proporciona exibindo uma diversidade de tomadas de cena com uma variedade de iluminação e com uma trilha sonora absurda ao fundo proporcionando que o expectador possa se imergir completamente na cena.

E essa cena que abre o anime já nos expõe o maior conflito daquela sociedade, a predação dos carnívoros, nessa comunidade a ingestão de carne é estritamente proibida e a quebra dessa regra gera um mal estar geral e uma divisão entre os herbívoros apavorados e os carnívoros que em sua maioria se sentem injustiçados pelas represarias impostas. E o nosso personagem principal é justamente alvo de tais desconfianças por ser principalmente um carnívoro, mas também por ser extremamente tímido e introspectivo o que gera uma desconfiança por parte dos outros animais. Um dos animais ao ser perseguida por ele acha que

será devorada ( eu também acharia se estive em seu lugar) mas na verdade ele só queria entregar uma carta de confissão do Tem a alpaca morta no começo da historia e essa cena seve para justamente nos mostrar a real personalidade do Legoshi um animal extremamente dócil e que não faria mal a se quer uma gafanhoto( literalmente). O anime ainda apresenta alguns personagens que terão alguma relevância na historia como o cervo Louis que é o principal ator da escola e a coelha Haru sendo que essa é mostrada sempre sofrendo bullying de outros animais por ser “oferecida”. Mas em minha opinião o ponto alto desse primeiro episódio está em seu final, Legoshi está a noite fazendo a proteção de alguns membros do teatro quando ele avista justamente a Haru sozinha a noite e isso acaba afetando o nosso Lobo que se pega (a pesar de seu personalidade dócil) salivando e desejando a carne daquela coelha. O efeito visual utilizado na cena é justamente como um aroma doce que adentra as narinas de Legoshi e muda o nosso protagonista que agora anseia aquele animal

O segundo episódio nos mostrando a manhã do dia seguindo tentando nos induzir a duvida e questionarmos se o nosso protagonista foi a frente no que imaginávamos, mas esse suspense não dura muito e logo vemos o que houve  o protagonista luta contra seus próprios instintos, por um lado ele quer devorar a carne da coelha mas pelo outro ele sabe que aquilo não é correto, a cena em questão ficou muito interessante mostrando como se fosse um álter ego, mas para a nossa surpresa ( pelo menos da minha) o protagonista não vai adiante e deixa a coelha escapar com apenas um aranhão no braço.

Esses acontecimentos a meu ver vão ditar o psicológico do protagonista ao longo dos episódios, dele sempre tendo que lutar contra seus instintos. O anime menciona e deixa subjetivo que talvez tenha sido o protagonista a matar o Tem no primeiro episódio e vendo os acontecimentos recentes pode ser uma opção viável. A meu ver seria uma saída interessante do roteiro mostrando talvez uma segunda personalidade do protagonista. Mas em minha opinião o ponto alto do episódio foi novamente a parte final, Legoshi é enviado junto com outros animais da equipe de suporte ao clube de jardinagem para a surpresa de todos a Coelha do episódio passado é a única membra do clube, a cena protagonista ao ver a personagem é algo icônico ele não sabe onde colocar a cara de tanta vergonha e constrangimento, no entanto a personagem não reconhece o protagonista, na historia ela usa o álibi que não lembra de nada como machucou o braço, essa é uma reação até comum do cérebro em casos de estresses traumáticos( e convenhamos foi algo amedrontado ), os demais membros receosos de se envolverem em boatos abandonam o Legoshi para atrás proporcionado que os personagens ficassem a sós. O protagonista prontamente a ajuda a fim de talvez reparar algum mal feito e entender mais sobre a coelha. E a cena de “retribuição” é algo no mínimo surpreendente, então só vejam a imagem:

Eu particularmente não entendi nada nessa cena, ela literalmente se ofereceu para o protagonista? talvez pela natureza da personagem e pelo passado possa ser justificado, mas a primeira vista ela pareceu bem interessada no negocio.

O anime melhora a cada episódio e espero ter respostas nos próximos, e você o que achou desse episódio? Discorda do meu ponto de vista? Comenta a sua impressão desse episódio com o final deveras impactante.

Um comentário

  1. Certamente um anime promissor. Estou esperando mais uns episódios para ter a ideia exata do foco que a obra trará, mas antes disso ele já me prendeu extremamente com sua capacidade técnica e premissa diferente de tudo que já vi antes em animes.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário